Neste artigo, você vai saber o que é gênero textual. Assim, vai refletir um pouco acerca da leitura e da escrita. E você que gosta dos conteúdos do site Gramática da língua portuguesa, conheça também os livros de seu autor. É só clicar aqui.
O que é gênero textual?
O gênero textual está relacionado à função exercida por um texto falado ou escrito. Assim, existem vários gêneros de texto, com características específicas. Por exemplo, o gênero textual “bula de remédio” possui estrutura e linguagem específicas e tem a função de informar acerca de um medicamento.
Leia também: O que é e quando devemos usar a linguagem neutra?
Quais são os gêneros textuais?
Existe uma infinidade de gêneros textuais, com características e estrutura específicas. Vamos citar apenas alguns deles:
- receita de bolo;
- bilhete;
- carta;
- crônica;
- artigo de opinião;
- verbete;
- notícia;
- reportagem;
- piada;
- nota de rodapé;
- artigo científico;
- comentário;
- charge;
- tirinha;
- manual de instruções;
- lista de compras.
Para ler e escrever bem é só aprender gramática?
Não basta apenas dominar a gramática normativa para ler e escrever bem. Saber as regras gramaticais é um dos elementos auxiliares na leitura e na escrita. Você precisa conhecer também as características do gênero textual que você está lendo ou escrevendo. Do contrário, você vai encontrar “ruídos” na leitura, e o mesmo vai acontecer com o receptor do seu texto.
Chamamos de “ruídos” elementos que dificultam a leitura, impedindo o bom entendimento do texto. Por exemplo, se você escrever uma receita de bolo como se estivesse escrevendo um poema, a leitora ou o leitor da sua receita vai ficar confuso(a). Afinal, ela(e) esperava um texto objetivo, com imperativos indicando o que fazer, mas se depara com um texto subjetivo e conotativo.
Imagine que você pegue uma notícia para ler, mas acaba se deparando com um texto que não noticia nada, um texto que apenas narra fatos do cotidiano de um jogador de futebol atual. Isso porque quem escreveu a notícia não conhecia as características desse gênero textual e acabou escrevendo uma crônica.
Portanto, para ler e escrever bem, você precisa saber as regras gramaticais, mas também necessita conhecer as características do texto que está lendo ou escrevendo, ou seja, as características do gênero textual. Do contrário, os objetivos da leitura e da escrita não vão ser alcançados.
Agora que você já sabe o que é gênero textual, que tal ler um livro? Desta vez, vou te indicar a obra Tia Vilma, um livro para todas as idades.
Leia também este livro: Chaicovisque e o sentido da vida.
Referência
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
Este artigo foi escrito por: Warley Matias de Souza.