Cada uma dessas coisas é nomeada por meio de um substantivo.
Cada uma dessas coisas é nomeada por meio de um substantivo.

Neste artigo, você vai saber o que é e como identificar o substantivo em uma frase ou oração. Além disso, vai descobrir quais são os tipos de substantivo. Também vai poder ler alguns exemplos para entender ainda mais sobre esse assunto. E você que gosta dos conteúdos do site Gramática da língua portuguesa, conheça também os livros de seu autor. É só clicar aqui.

O que é o substantivo?

O substantivo é um termo que nomeia um ser, uma coisa ou uma ideia. Desse modo, palavras como “rapaz”, “cadeira” e “amor” são substantivos.

Leia também: Mal ou mau? Qual é o certo?

Saiba como identificar o substantivo em uma frase ou oração

Vamos analisar esta frase:

Que menina insuportável!

Qual dessas três palavras designa um ser, coisa ou ideia? A palavra “que” não tem nenhum sentido se analisada de forma isolada. Já “insuportável” é um adjetivo, pois caracteriza o termo “menina”. E aí temos o substantivo, já que a palavra “menina” é como chamamos uma criança do gênero feminino.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agora, veja esta oração:

Ontem vi um filme.

Antes de analisar a frase, é preciso deixar claro que oração é uma frase que possui verbo. E o verbo dessa oração é “vi”. Já “ontem” é um advérbio, pois indica uma circunstância de tempo. E o termo “um” é um artigo indefinido e caracteriza o substantivo “filme”.

Mas por que “filme” é um substantivo? Ora, porque essa palavra é a que utilizamos para designar uma obra cinematográfica, isto é, uma coisa.

Quais são os tipos de substantivo?

TIPOSDEFINIÇÃOEXEMPLOS
COMUMNomeia algo, de forma genérica.Mesa, homem, bondade etc.
PRÓPRIOIndica um ser específico.Alice, Londres, Alemanha etc.
CONCRETODesigna uma pessoa, animal, vegetal, objeto ou lugar, existentes ou imaginários, mas que possuem uma forma ou aparência.Celular, professor, sala, batata, dragão etc.
ABSTRATONomeia uma qualidade, sentimento, sensação, estado ou ação.Riqueza, alegria, feiura, corrida, liberdade, frio etc.
SIMPLESPossui um único radical.Medo, nuvem, dor etc.
COMPOSTOPossui mais de um radical.Guarda-roupa, pé de moleque etc.
PRIMITIVONão derivado, ou seja, palavra original.Livro, olho etc.
DERIVADOProvém de outra palavra.Livraria, olheira etc.
COLETIVOIndica um conjunto de seres específicos.Boiada, enxame etc.

Mas atenção! Os substantivos simples, composto, primitivo e derivado também podem ser classificados como comum ou próprio, concreto ou abstrato. Por exemplo, “mesa” é um substantivo comum, mas também simples.

Você sabia que a literatura é considerada a arte da palavra? Isso significa que essa arte pode transformar substantivos e outras classes de palavras em expressões plurissignificativas. Então, que tal ler um pouco de poesia? É só comprar o livro Punhétricas e perceber que a realidade tem algo mais.

Leia também este livro: A morte do artista.

Referências

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 49. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.

NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. 15. ed. São Paulo: Scipione, 1999.

Este artigo foi escrito por: Warley Matias de Souza.