Complemento verbal: objeto direto, indireto e verbo bitransitivo

O complemento verbal completa o sentido do verbo.
O complemento verbal completa o sentido do verbo.

Neste artigo, você vai saber o que é o complemento verbal. Também vai aprender a identificar o objeto direto e o objeto indireto, além de descobrir o que é um verbo bitransitivo. E você que gosta dos conteúdos do site Gramática da língua portuguesa, conheça também os livros de seu autor. É só clicar aqui.

O que é o complemento verbal?

Como o próprio nome sugere, o complemento verbal completa o sentido de um verbo. Isso quer dizer que o verbo atinge o seu sentido pleno ao apresentar um complemento. Por exemplo, imagine que alguém diga: “Eu comprei”. Inevitavelmente, você vai perguntar: “O quê?”. A resposta a essa pergunta é o complemento verbal:

Eu comprei doce de leite.

Esse complemento verbal pode ser iniciado por uma preposição (complemento indireto) ou não apresentar nenhuma preposição (complemento direto). Vamos falar sobre isso nos próximos tópicos. Então, vamos lá!

Leia também: O que é regência verbal e regência nominal? Alguns exemplos de regência.

Objeto direto

Objeto direto é como chamamos o complemento direto de um verbo, aquele que não apresenta preposição. Observe a ausência de preposição nas frases abaixo, cujos objetos diretos estão destacados em negrito:

Amanda construiu uma bela casa.

Amamos seu jeito frágil.

Abraçava o travesseiro enquanto sonhava.

Bebia leite de soja todas as manhãs.

Fiz um arroz delicioso.

Assim, os verbos “construir”, “amar”, “abraçar”, “beber” e “fazer” são chamados de verbos transitivos diretos.

Objeto indireto

Objeto indireto é como chamamos o complemento indireto de um verbo, aquele que apresenta preposição. Observe a presença de preposição nas frases abaixo, cujos objetos indiretos estão destacados em negrito:

Amanda necessitava de uma bela casa.

Acredita em qualquer um.

Obedecia às ordens de sua amiga.

Conversava com o padeiro.

Duvido de qualquer pessoa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Assim, os verbos “necessitar”, “acreditar”, “obedecer”, “conversar” e “duvidar” são chamados de verbos transitivos indiretos.

O que é verbo bitransitivo?

O verbo bitransitivo é aquele que possui dupla transitividade, ou seja, ele é transitivo direto e indireto ao mesmo tempo. Por isso, exige tanto um objeto direto quanto um objeto indireto para completar o seu sentido:

Julinho deu um presente ao Alfredo.

Emprestou o carro à amiga.

Agradeceu a doação ao gentil homem.

Agora que você já sabe o que é o complemento verbal, que tal ler um livro? É só comprar a obra O gato angorá e descobrir a profundidade dos minicontos.

Leia também este livro: Antes do ponto final.

Referências

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 49. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.

NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. 15. ed. São Paulo: Scipione, 1999.

Este artigo foi escrito por: Warley Matias de Souza.