Neste artigo, você vai saber o que são os monossílabos átonos e tônicos. Além disso, vai poder ver alguns exemplos para entender ainda mais sobre esse assunto. E você que gosta dos conteúdos do site Gramática da língua portuguesa, conheça também os livros de seu autor. É só clicar aqui.
O que é um monossílabo?
O monossílabo é uma palavra com apenas uma sílaba: da, pé, ti, dó, nu, sol, mãe, lei, não, réu etc.
Leia também: Sílabas tônicas: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Monossílabos átonos
Os monossílabos átonos são palavras com apenas uma sílaba, a qual não possui tonicidade. Isso quer dizer que sua pronúncia apresenta menor intensidade. É o caso de termos como: a, e, de, me, se, do, na, que etc.
Monossílabos tônicos
Os monossílabos tônicos são palavras com apenas uma sílaba, a qual possui tonicidade. Isso quer dizer que sua pronúncia apresenta maior intensidade. É o caso de vocábulos como: há, chá, crê, cru, rei, pó, vil, más, bom etc.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Exemplos de monossílabos átonos e tônicos
A seguir, vamos ler e tirar exemplos de monossílabos átonos e tônicos deste trecho do livro Os Wagner:
Nesse momento, meu avô entrou na cozinha, peladinho da silva. Ele é descendente de alemão, tem uma bunda branca e murcha, coisa feia de se ver.
— Puta que pariu! — disse Geni, levando as mãos aos olhos, enquanto eu caía na gargalhada.
Meu avô nem ligou, abriu a geladeira e ficou olhando lá pra dentro. Depois a fechou e voltou pro quarto dele. Acho que queria só refrescar o “passarinho”. Okay, não achou engraçado, né?
Portanto, temos:
- Monossílabos átonos: na, da, de, e, se, que, as, aos, a, pra, pro, o.
- Monossílabos tônicos: meu, ele, é, tem, ver, mãos, eu, nem, lá, só, não, né (não é).
No entanto, existem outras palavras desse fragmento que não foram mencionadas. Afinal, elas possuem mais de uma sílaba. Portanto, podem ser oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.
Como saber se o monossílabo é átono ou tônico?
Aqui vai uma dica! O monossílabo átono não faz sentido isoladamente, já o monossílabo tônico faz. Por exemplo, se eu digo “sol”, você consegue visualizar a coisa a que se refere esse substantivo, não consegue?
Porém, se eu digo “de” ou “a” ou “que”, você consegue ver um sentido nesses termos de forma isolada? Não consegue, estou certo? E se eu disser “vê”? Você logo associa tal palavra ao sentido da visão. E se digo “nós”, você imagina você e eu e talvez também outras pessoas em um mesmo grupo.
Mas se digo “nos”, isoladamente, não faz sentido. Nesse caso, o sentido só se faz quando o pronome “nos” está aliado a um verbo:
Comprou-nos um livro.
Assim, “de”, “a”, “que” e “nos” são monossílabos átonos. Já “sol”, “vê” e “nós” são monossílabos tônicos.
Gostou da dica? Pois então vou te dar outra. Se você ler o livro Pérolas aos porcos, vai ter contato com uma literatura experimental e política. Essa obra vai levar você a refletir sobre a realidade.
Leia também este livro: Tô ligado!.
Referências
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 49. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. 15. ed. São Paulo: Scipione, 1999.
Este artigo foi escrito por: Warley Matias de Souza.