Sílabas tônicas: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

As palavras são classificadas de acordo com sua sílaba tônica.
As palavras são classificadas de acordo com sua sílaba tônica.

Neste artigo, você vai saber qual é a sílaba tônica das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Além disso, vai poder ver alguns exemplos para entender ainda mais sobre esse assunto. E você que gosta dos conteúdos do site Gramática da língua portuguesa, conheça também os livros de seu autor. É só clicar aqui.

O que é uma oxítona?

A oxítona é uma palavra cuja sílaba tônica é a última: se, fi, frenesi, tupi, vivi, multidão, apogeu, museu, mausoléu, angu etc.

Leia também: Quando devo usar “por que” ou “porque”? Qual é o correto?

O que é uma paroxítona?

A paroxítona é uma palavra cuja sílaba tônica é a penúltima: perseverança, genocida, essência, sublime, nobre, xi, significado, independente, altruísmo, presunçoso etc.

O que é uma proparoxítona?

A proparoxítona é uma palavra cuja sílaba tônica é a antepenúltima: característica, cônjuge, índole, intrínseco, síntese, álibi, reproco, príncipe, nimo, cida etc.

Exemplos de palavra oxítona, paroxítona e proparoxítona

A seguir, vamos ler e tirar exemplos de palavra oxítona, paroxítona e proparoxítona deste trecho do livro Pérolas aos porcos:

Nas calçadas, pessoas pobres se arrastam. O calor é de derreter os miolos. Os ricos preferem o ar-condicionado de seus carros e do shopping. No centro da cidade, a pobreza anda a pé, usa roupa barata e de mau gosto, cheira a suor, conta moedas e deseja tudo o que não pode ter. Apenas os jovens pobres e bonitos trazem cor a cenário tão pálido e seco. Ainda não têm certeza de que também vão se arrastar por aí em breve.

Portanto, temos:

  • oxítonas: calor, derreter, suor, também, arrastar, aí.
  • paroxítonas: calçadas, pessoas, pobres, arrastam, miolos, ricos, preferem, ar-condicionado, carros, centro, cidade, pobreza, anda, usa, roupa, barata, gosto, cheira, conta, moedas, deseja, tudo, pode, apenas, jovens, bonitos, trazem, cerio, seco, ainda, certeza, breve.
  • proparoxítona: lido.

Já deu para perceber que o português é uma língua de paroxítonas, não é mesmo? Porém, existem outras palavras desse fragmento que não foram mencionadas. São elas: nas, se, o, é, de, os, seus, e, do, no, da, a, pé, mau, que, não, ter, cor, tão, têm, vão, por, em. Elas são monossílabas. Mas vou falar disso em outro artigo.

Como identificar a sílaba tônica de uma palavra?

Para identificar a sílaba tônica de uma palavra, diga essa palavra de formas diferentes, alternando a sílaba forte. Por exemplo:

  • A-po-geu, a-PO-geu, a-po-GEU — a forte é a última.
  • NO-bre, no-BRE — a forte é a penúltima.
  • PRÍN-ci-pe, prín-CI-pe, prín-ci-PE — a forte é a antepenúltima.

Mas isso só funciona para as palavras das quais você já conhece a pronúncia.

Agora que você já sabe qual é a sílaba tônica das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, que tal ler um livro? É só comprar a obra De passagem e mergulhar nesse mundo de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Leia também este livro: Tia Vilma.

Referências

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 49. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.

NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. 15. ed. São Paulo: Scipione, 1999.

Este artigo foi escrito por: Warley Matias de Souza.