A diferença entre vogais e consoantes está na presença ou não de obstáculos à passagem do ar pela cavidade bucal.
A diferença entre vogais e consoantes está na presença ou não de obstáculos à passagem do ar pela cavidade bucal.

Neste artigo, você vai saber quais são as vogais, as semivogais e as consoantes. Além disso, vai entender a diferença entre uma vogal e uma semivogal. E você que gosta dos conteúdos do site Gramática da língua portuguesa, conheça também os livros de seu autor. É só clicar aqui.

Quais são as vogais, semivogais e consoantes?

CLASSIFICAÇÃOEXEMPLOS
Vogaisa, e, i, o, u.
Semivogaise, i, o, u.
Consoantesb, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, y, z.

O que é uma vogal?

A vogal é um fonema, de caráter vibrante, que é pronunciado sem obstáculos. Produzido pela vibração das cordas vocais, é um fonema sonoro que passa livremente pela boca. As vogais são representadas pelas seguintes letras: a, e, i, o, u.

Leia também: O que são os monossílabos átonos e os monossílabos tônicos?

O que é uma semivogal?

A semivogal é um fonema átono, que depende de uma vogal para existir, pois a vogal é o principal elemento de uma sílaba. Portanto, a semivogal só atua em companhia de uma vogal. As semivogais podem ser representadas pelas seguintes letras: e, i, o, u.

Veja estes exemplos:

Ele sai cedo todos os dias.

Nesse enunciado, a palavra “sai” é composta pela vogal “a” e a semivogal “i”. Afinal, não é possível pronunciar o “i” separadamente da vogal.

Agora observe este outro exemplo:

Eu saí cedo todos os dias.

Nesse caso, temos duas vogais, isto é, “a” e “i”. Elas são pronunciadas de forma independente. Tanto é que estão localizadas em sílabas diferentes: “sa-í”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O mesmo ocorre com “pau” e “baú”. No primeiro vocábulo, o “u” é semivogal. Já no segundo, ele é uma vogal.

Já as letras “e” e “o” podem se comportar como semivogal caso elas tenham o som, respectivamente, de “i” e “u”. Por exemplo, os termos “cães” (cãis) e “mágoa” (mágua).

O que é uma consoante?

Ao contrário da vogal, a consoante é um fonema que, ao ser pronunciado, encontra obstáculos, como os lábios, dentes e a língua, de forma que o ar não passa livremente pela cavidade bucal. As consoantes são representadas pelas seguintes letras: b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, y, z.

Agora que você já sabe quais são as vogais, as semivogais e as consoantes, que tal ler um livro? Desta vez, vou te indicar a obra Tia Vilma, um livro para todas as idades.

Leia também este livro: O gato angorá.

Referências

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 49. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.

NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. 15. ed. São Paulo: Scipione, 1999.

Este artigo foi escrito por: Warley Matias de Souza.