
Neste artigo, você vai saber o que é o trema, um sinal gráfico que não é mais usado na língua portuguesa. E você que gosta dos conteúdos do site Gramática da língua portuguesa, conheça também os livros de seu autor. É só clicar aqui.
O que é o trema?
O trema [ ¨ ] é um sinal gráfico que era usado na língua portuguesa. Mas, com o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, ele foi extinto. Ou seja, NÃO USAMOS MAIS O TREMA na língua portuguesa. Ele era usado sobre o U pronunciado e átono. Por exemplo, na palavra “lingüiça”, ele indicava que pronunciávamos esse U.
Desse modo, “linguiça” (sem trema) teria a mesma pronúncia do “-gui-“ de “preguiça”, por exemplo. Mas agora não usamos mais o trema na língua portuguesa, e devemos continuar pronunciando o U de “linguiça”, mesmo sem o trema para indicar essa pronúncia.
Leia também: Quando devo usar o acento indicador de crase?
Idiomas que ainda usam o trema
O espanhol ainda utiliza o trema, da mesma forma que o trema era usado em português, isto é, para indicar a pronúncia do U: lingüística, cigüeña, antigüedad etc.
O trema também é usado em alemão, sobre as letras A, O e U, para indicar a metafonia, como nas palavras “käse” (queijo), “obszön” (obsceno) e “über” (sobre), por exemplo.
No francês, o trema aponta a pronúncia da vogal, de forma a evitar um ditongo: “Noël” (Natal), “naïve” (ingênuo/a), “stoïque” (estoico) e “ambigüe” (ambíguo), por exemplo. Ele pode ser usado sobre as letras E, I e U. Também é encontrado sobre o Y, mas apenas em nomes próprios, como, por exemplo “Pierre Louÿs”.
Ah, o trema também é utilizado no grego, para marcar o hiato, em oposição ao ditongo, em palavras como “πραΰς” (manso), por exemplo.
Você sabe por que deve ler o livro Somos bruxas? Vou te dizer por quê. Porque ele é uma metáfora dos nossos tempos. Ficou curiose, curiosa ou curioso? Vai ler o livro então!
Leia também este livro: De passagem.
Referência
NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. 9. ed. São Paulo: Scipione, 1992.
Este artigo foi escrito por: Warley Matias de Souza.